segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A honra de ser dama!

Sera impressão minha, ou a influência da cultura americana tomou gosto pelas brasileiras em ter bride`s maids?

Atualmente vejo em casamentos no Brasil a forte tendência em ter um grupo de amigas da noiva participando na entrada do cortejo.

Podem ser as melhores amigas, irmãs, jovens solteiras da família, enfim, o importante é que sejam pessoas queridas pela noiva.
Normalmente na tradição americana as bridesmaids substituem as madrinhas, enquanto os padrinhos são substituidos por apenas um personagem, o famoso "Best Man", ou seja o melhor amigo ou irmão do noivo.
Aqui no Brasil é costume utilizar o cortejo completo, com madrinhas e bridesmaids, a participação das damas infantis ou florista é opcional, mas também bastante utilizada.
De acordo com a historia, antigamente as damas de honra eram desginadas a "guardar a honra da noiva" aconselhando-a sobre o casamento.
Atualmente, as damas adultas são figuras indispensaveis para a noiva como suporte emocional (convenhamos, entrando ou nao com o cortejo, que noiva não precisa desse suporte?).
A escolha do vestido cabe a noiva, assim como o mini buque. Segundo Contance Zahn, as roupas deveriam combinar entre si, com cores ou modelos, afinal de contas é o que vai distigui-las das madrinhas.
Não ha regra para o numero de damas correto, mas o ideal é que se tenha numeros pares de damas para que o cortejo fique harmonioso.
Bons motivos para escolher damas adultas:

- Elas podem assinar como testemunhas de casamento;
- Você não corre o risco de ter crianças chorando ou saindo correndo com as alianças;
- Você pode inovar para a recepção, como uma dança em conjunto, ou um vídeo;
- As vezes não dá para convidar todas as suas amigas para serem madrinhas, então você abre mais um leque de possibilidades para que elas tenham a devida importância no dia do seu casamento.
- As fotos da noiva com as damas ficam absurdamente lindas!
- Você foge do tradicional e inova o cortejo de forma emocionante!